Investimentos em soluções de análise de negócios na nuvem vão continuar a crescer

shutterstock_105420152Os investimentos em soluções de análise de negócios na nuvem devem crescer cinco vezes mais rápido do que soluções on premise semelhantes ao longo dos próximos cinco anos. Essa é a principal tendência apresentada pela IDC no estudo “Cloud Business Analytics: A Step Closer to Pervasive Adoption of Decision Support Services” realizado em maio deste ano.

Existem muitos motivos pelos quais as empresas estão adotando soluções de análise em nuvem para seus negócios, entre eles a IDC indicou três principais categorias de benefícios quantificáveis para as empresas:

Preço, produtividade e implantação

Com soluções em nuvem baseadas em assinatura as empresas conseguem manter custos menores de manutenção e atualização de software, uma vez que essa tarefa fica por conta do fornecedor. Dessa forma, a empresa economiza também os esforços da equipe de TI, que pode manter-se focada em outras atividades. A ausência dessas preocupações também ajuda a aumentar a produtividade dos processos internos. A simplicidade e rapidez na implantação de uma solução em nuvem também é outra facilidade que gera grande economia para o negócio.

Acessibilidade, disponibilidade, integração

Para ser realmente funcional, a solução em nuvem deve focar na experiência do usuário. A interface deve ser intuitiva e o sistema deve ter a capacidade de monitorar a atividade do usuário e guardar suas preferências. Essa acessibilidade se torna mais completa com a capacidade de integração da nuvem, pois com um sistema integrado a organização tem uma abordagem única e consegue obter melhor governança, entender melhor a interação do usuário com cada módulo da solução, analisar de forma mais clara todos processos e resultados. Todos os dados ficam acessíveis em segurança na nuvem, o que garante a disponibilidade da solução.

Flexibilidade, inovação, confiança

Um dos argumentos mais citados entre as empresas que adotam a tecnologia de análise de negócios em nuvem é a melhoria na flexibilidade. A pesquisa da IDC indica que juntamente com a redução de custos, a flexibilidade é uma das principais variáveis de decisão para se adotar a nuvem. A insatisfação com a capacidade da equipe de TI para responder com velocidade às novas demandas é a principal causa das empresas buscarem alternativas mais flexíveis. Soluções em nuvem são totalmente escaláveis, ou seja, elas são adaptáveis às demandas das empresas, permitindo que o gestor adquira o serviço conforme suas necessidades. As soluções em nuvem também permitem manter o controle de dados centralizado em um sistema, o que garante maior confiabilidade das informações.

Obtenha mais insights interessantes sobre a utilização de soluções de análise de negócios na nuvem, confira o estudo completo da IDC.

Fonte: SAP

Um comentário sobre “Investimentos em soluções de análise de negócios na nuvem vão continuar a crescer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s